Passaporte

Precisamos de um passaporte com validade de no mínimo 1 ano, porque estamos a 180 dias da viagem e a migração não aceita passaportes com menos de seis meses antes do vencimento. O passaporte não é renovado tem que tirar um novo e a validade é de cinco anos, se possuir o visto americano e seu passaporte está vencido ou vai vencer não precisa tirar um novo visto, leve o passaporte antigo e o novo.

O passaporte no Brasil é tirado na Policia Federal, não é trivial mas e é um processo relativamente simples sem a necessidade de despachante, mas irá perder com certeza meio dia para solicitar e mais meio dia para retirar. Na página da Policia Federal você terá todas as informações, mas resumindo você terá que levar os originais de:

  • Um documento com foto, pode ser o passaporte vencido, carteira de motorista (CNH), mas atenção o nome tem ser o atual, principalmente quando se casa o nome pode mudar, assim é necessário um documento com o nome novo e a CERTIDÃO de CASAMENTO mencionando a troca de nome e se mudou de nome várias vezes TEM que trazer as certidões antigas, se a atual não mencionar todas as mudanças. Se o motivo da mudança de nome for outro, DEVE apresentar a CERTIDÃO de NASCIMENTO atualizada mencionando as mudanças. Crianças menores de 12 anos não precisam apresentar documento com foto, podem apresentar a certidão de nascimento.
  • Comprovante de pagamento da guia de recolhimento da união – GRU que será emitida após preencher o formulário de requerimento.
  • Passaporte antigo se houver, se foi roubado é necessário apresentar o boletim de ocorrência, se perdeu é necessário preencher um outro formulário e pagará a taxa em dobro por isso cuide bem do seu passaporte.
  • Inscrição no CPF se o documento apresentado não possuir o número, somente para maiores de 18 anos.
  • Menores de 18 anos tem outras obrigações:
    • Obrigatoriamente deve estar presente
    • Os dois pais devem estar presentes e devem apresentar autorização preenchida, se um não estiver presente a autorização deve ter firma reconhecida do pai ausente. Em caso de óbito de um dos pais a certidão de óbito deve ser apresentada.
    • Mas detalhes no site da Policia Federal.

Com todos os documentos em  mãos entre no site e preencha o requerimento do passaporte para todos do grupo. No formulário será solicitado o básico, nome, endereço,  nomes anteriores, documentos, etc. Na última aba é solicitado a escolha do local de atendimento, onde você irá apresentar os documentos, recolher as digitais e tirar a foto.

Não sei como é em outras cidades, mas em São Paulo há cinco postos, sendo quatro em shopping, mas esses são extremamente concorridos, sobrando a própria sede da Policia Federal no bairro da Lapa, ao lado da Marginal Tiete. Há estacionamentos próximos inclusive na frente, mas são caros e nem todos aceitam cartão de debito/crédito e aqueles que aceitam não aceitam todas as bandeiras, por isso leve dinheiro vivo. Para entrar no prédio tem uma burocracia básica de cadastramento como em qualquer prédio comercial, tendo que informar um número de documento e tirar foto e será encaminhado provavelmente para o primeiro andar se não mudou de lugar, lá encontrará um sala de espera entupida e um funcionário irá chamar por horário agendado para ir formando uma fila. Não é muito organizado e não há informação, mas dá para perceber como funciona observando a movimentação, se não conseguiu agendar horários muito próximos para todos do grupo, no horário do primeiro agendado, vá com o grupo e informe quem está organizando a fila, normalmente o grupo é mantido unido. Nessa fila será encaminhado para guichês onde será preenchido mais formulário e  você apresenta a documentação, se estiver tudo em ordem será encaminhado para outra fila onde será coletado as digitais e é tirado a foto e vão entregar um comprovante com o dia para retirar o passaporte que normalmente demora uns 10 dias.

Para retirar tem que ir pessoalmente e apresentar um documento com foto. Menores de 12 anos os pais podem retirar.

Não deixe para depois tirar o passaporte porque pode ter greve ou atrasos habituais da Policia Federal.

Com o passaporte em mão vamos ao Visto Americano.

Voltar para página COMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *