Clima

Anote essas dicas:
Evite Junho e Julho, alto índice de chuva.
Evite Agosto e Setembro, pico da temporada de tornados.

A temperatura normalmente é agradável independente da época, variando a máxima entre 23 e 33 graus Celsius e a mínima entre 8 e 22 graus Celsius, mas temos o recorde de -7 graus em Dezembro de 2000 e 39 graus em Junho de 2000. Em outras palavras a temperatura não é um dado muito importante, mas vá preparado para roupas adequadas para cada estação ou preparado para comprar roupas mais pesadas se o inverno estiver mais rigoroso.

Pode ser obvio para muitos, mas é bom lembrar que as estações são invertidas comparadas com o Brasil, isto é, quando aqui é Verão lá é Inverno.

O item mais preocupante é a chuva, com chuva tudo perde a magia, mas temos boa notícia, a época de mais chuva é a pior época para visitar, isto é, Junho e Julho, mas cuidado com Agosto, que é uma boa época para visitar mas tem muita chuva. Como regra no Verão chove e no Inverno não, temos extremos de 54 mm em Novembro e 211 mm em Junho, mas o que isso significa? Uma explicação simples é 211 mm de altura de água acumulada no mês em um metro quadrado ou em litros são 200 litros por metro quadrado durante o mês todo, explicado mas não resolvido, afinal 200 mm no mês é muito? Sim, equivale a média de Janeiro e Fevereiro para São Paulo, já o oposto 54 mm equivale o mês de Junho em São Paulo, em outras palavras comparando com São Paulo, Orlando é um pouco mais frio e um pouco mais chuvoso no Inverno e quente igual e um pouco menos chuvoso no Verão. Mas em uma permanência de 10 dias será difícil não ter um dia sem chuva, leve capa de chuva ou compre nas lojas dos parques por US$ 18 e aproveite o dia.

Veja esse gráfico na página da Weather Channel de Orlando:

Temperatura e Precipitação em Orlando

Temperatura e Precipitação em Orlando

Antes de embarcar vale a pena visitar o site da Weather Channel e ver a previsão para os próximos dias: http://www.weather.com/weather/tenday/l/USFL0372:1:US

 

Compare com São Paulo com esse gráfico da página da Clima Tempo:

Temperatura e Precipitação em São Paulo

Temperatura e Precipitação em São Paulo

http://www.climatempo.com.br/climatologia/558/saopaulo

Tornados e Furações

Vamos destingir o que é um tornado e um furacão.

Furacão é formado normalmente sobre o oceano, tem centenas de quilômetros de diâmetro e pode durar vários dias.

Tornado são mais fortes, locais e de curta duração (20 minutos), normalmente o funil não ultrapassa 1 km.

Orlando está fora da rota dos grandes tornados, normalmente formados no Texas e avançam pelo Meio-Oeste (Texas, Kansas, Nebraska, Iowa e assim vai), mas o estado da Florida, onde fica a cidade de Orlando, tem a maior incidência de tornados nos Estados Unidos, mas geralmente são fracos.

A Florida tem duas temporadas de tornados/tempestades, a de verão, de Junho a Setembro que normalmente acontece no final da tarde e de inverno/primavera de Fevereiro a Abril que normalmente acontece durante a noite.

No geral não precisa se preocupar com os tornados, mas se for um furacão pode ser perigoso, segundo o National Climatic Data Center, a probabilidade de ter um furacão de Dezembro a Maio é quase zero, de Maio até Agosto 20%,  em meados Agosto sobe para 30% com pico de 40% em Setembro, voltando 30% em Outubro e 20% em Novembro.

Vamos aos fatos, aqui listo os mais fortes de cada temporada que ocorreram na Florida. Normalmente acontece mais do que um tornado ao mesmo tempo.

A intensidade dos tornados são classificados de F1 até F5, sendo F5 o mais forte:

Tornado3

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_North_American_tornadoes_and_tornado_outbreaks

Em resumo não é provável que aconteça mas pode ocorrer em qualquer época, mas Orlando nunca foi atingido diretamente por um tornado forte, então não se preocupe com isso, mas é bom saber que pode acontecer.

Exemplo Prático – Continuação IV

Período: entre 26 de Abril e 03 de Maio.

Fator de Tamanho de Filas: 1

Tarifa no Período: baixa

Temperatura: mínima 15 e máxima 28 – agradável

Chuvas: de 57 mm – média de 2 mm por dia – pouca chuva

Tornados: Final da temporada – só houve um tornado forte em Abril – baixa probabilidade

Próximo passo QUANTOS DIAS FICAR.

Posts relacionados: Walt Disney World no Inverno

16 thoughts on “Clima

  1. Boa Tarde

    Como que eu faço para me cadastrar.
    Vou viajar dia 02/01/2016

  2. Olá bom dia! Estou planejando minha viagem e confesso que o clima está sendo prioridade. Por favor, me tire uma dúvida…pelo que li acima o pico da época de tornados corresponde a agosto e setembro, no entanto no gráfico que juntou dos últimos tornados ocorridos verificamos que não há nenhum nos meses citados, ou seja, agosto e setembro, e sim nas outras épocas ditas “melhores”. Como devo me planejar já que pretendo ir com a família e tenho disponibilidade de datas?

  3. Olá Daniela

    Realmente essa época é a época de tornados, mas a maioria vira tempestade quando chega no centro do estado da Florida. Em outras palavras, nessa época o tempo é instável mas são poucas as chances de ter problemas, aproveite as menores filas dessa época e leve uma capa de chuva (fundamental para qualquer época do ano). Vale lembrar que em Outubro do ano passado os parques ficaram fechados durante um dia devido ao furacão Matthew.

    Bom planejamento e ótima viagem!

    Marcelo Arnaldi
    IndoParaDisney
    Curta a nossa página no Facebook!

  4. Vou viajar pra Disney em Agosto…e fiquei preocupada… Já fui em Setembro e nao tive problemas.
    Será que vai estar muito calor? Vou levar meu neto que vai fazer 1 ano lá.

  5. Ola Alessandra

    Para uma criança de 1 ano, pode ser uma época ruim, podem pegar máxima de 33 graus, mas como é o fim do Verão a temperatura tende ser mais amena, vão preparados, protetor solar (passe no Wal-mart não mais baratos que no Brasil), chapéu, roupas leves e se hidratem. Por ser uma criança muito pequena programe passeios curtos, pende em voltar ao hotel para uma soneca e voltem para o mesmo parque mais a tarde.

    Bom planejamento e ótima viagem!

    Marcelo Arnaldi
    IndoParaDisney
    Curta a nossa página no Facebook!

  6. Olá,

    Estarei indo à Disney em meados de novembro. Gostaria de saber sobre a possibilidade de tornados/furacões nesta época.

    Tb queria saber se o tempo estaria bom (se não muito frio) e o tamanho das filas, se estaria menor …

  7. Olá Adriana

    Novembro é quase nulo a possibilidade de tornados, estará no final de Outubro com temperaturas amenas. Novembro as começam a aumentar, mas nada fora do aceitável, mas fuja da semana da Black Friday (18/11) e não terá problemas com filas.

    Bom planejamento e ótima viagem!

    Marcelo Arnaldi
    IndoParaDisney
    Curta a nossa página no Facebook!

  8. Olá,
    Pretendo ir em setembro de 2018. Estou com dúvidas pois vejo em alguns lugares que as chuvas são rápidas e em outros que tem muita chuva neste período. Quanto as chuvas podem atrapalhar realmente?

  9. Olá Patricia,

    Orlando no geral tem chuva o ano todo, diminuindo no inverno e aumentando no verão, Setembro é o final do Verão, então a probabilidade de pegar chuva é grande, mas quem conhece Disney sabe que a chuva não pode atrapalhar a sua viagem, em outras palavras antes de sair do hotel veja se vai chover, se sim leve capa uma chuva (uma capa de chuva básica no parque custa US$ 18), chinelos e se divirta. São poucas atrações de param por causa da chuva, mas as queimas de fogos sim.

    Para finalizar veja esse nosso post sobre o CLIMA em Orlando.

    Bom planejamento e ótima viagem!

    Marcelo Arnaldi
    IndoParaDisney
    Curta a nossa página no Facebook!

  10. Boa noite.
    Estamos com viagem marcada para Orlando no dia 05 de Outubro. Gostaríamos de saber sobre o clima nessa época:
    Muita ou pouca chuva?
    Frio?
    Tornados?
    Grata.

  11. Boa noite,
    Estou planejando viajar no final de março/2018.( 10 dias – saida 23/03 e volta 01/04).
    Será minha primeira viagem a Orlando/Disney.
    Irei com minhas filhas (uma tem 16 anos e a outra 20).
    Gostaria de saber quais parques vocês recomendam, considerando nosso tempo de permanência e, também, que não temos coragem de encarar brinquedos muito radicais.

  12. Olá Roseane,

    Outubro como saímos do Verão, as chuvas são menos frequentes, temperatura mais amena e o pico da temporada de tornados já passou, mas tornados são imprevisíveis, no ano passado o Furacão Matthew aconteceu em Outubro fechando o parque por 2 dias.

    Veja na nossa página sobre o CLIMA de Orlando e os tornados mais fortes que passaram pela Florida.

    Bom planejamento e ótima viagem!

    Marcelo Arnaldi
    IndoParaDisney
    Curta a nossa página no Facebook!

  13. Olá Claudia

    Como sempre digo, primeiro precisa entender o que todos esperam na viagem, como tem muita atividade tem que conciliar os interesses de todos para aproveitar ao máximo, por exemplo, se gostam das princesas um Jantar no Castelo da Cinderela pode ser o imperdível se forem fãs do Harry Potter.

    8 ou 6 Dias : Como é a primeira vez que vão na Disney vale a pena ao menos 2 dias para conhecer cada parque: Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom, assim poderão aproveitar ao máximo cada um deles, se precisar reduzir o tempo nos parque reduza um dia no Universal Studios a menos que sejam fãs da saga Star Wars, se precisar reduzir mais um dia deixe um dia também para o Animal Kingdom.
    1 Tarde/noite : Compras e passeio em Disney Springs (antigo Downtown Disney) Jante no Planet Hollywood ou no T-Rex ou Rainforest Café
    1 Dia : Se são fãs no Harry Potter reserve um dia para conhecer os dois parques da Universal (Universal Studios e Island Adventure) compre o ingresso de dois parques em um dia (Park to Park) para poder pegar o trem para Hogwarts.
    Como não é verão vale esqueça os parques aquáticos.
    Sei como é irresistível não fazer comprar, isso leva muito tempo e tempo é precioso nesse tipo de viagem, minha sugestão é focar nos parques e se gosta de compras planejar uma ida para Miami só para isso.
    - Se hospede no complexo Disney e visite os parques da Disney aproveite os benefícios como o sistema de transporte, translado do aeroporto, as horas extras nos parques, etc.
    - O importante é não estressar e aproveitar ao máximo sem pressa, se alguma coisa não conseguiu fazer deixa para a próxima visita porque esse local é viciante, quando voltamos já ficamos pensando na próxima visita, por isso que sempre estamos “Indo Para Disney”.
    - Reserve um dia para Jantar no castelo da Fera
    - Se não conseguir reservar o jantar no Castelo da Cinderela considere o jantar no Akershus no Epcot.

    Bom planejamento e ótima viagem!

    Marcelo Arnaldi
    IndoParaDisney
    Curta a nossa página no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website