Visto Americano

Assim como o passaporte não é um processo trivial mas é simples. No site da CSC (Computer Sciences Corporation, empresas prestadora de serviços para o governo dos EUA) há tudo que precisa saber.

Primeira coisa é saber que o visto é para Não Imigrante, assim é necessário preencher o formulário DS-160 para cada membro do grupo inclusive menores. https://ceac.state.gov/genniv/

No site é possível selecionar o idioma no topo direito, nem tudo está traduzido mas da para entender.

Página Inicial do Formulário DS-160
Página Inicial do Formulário DS-160 – Seleção do Idioma

Após a seleção do idioma a página continuará em Inglês mas quando colocar o ponteiro do mouse sobre o texto irá aparecer a tradução.

A primeira pergunta é o local onde está solicitando o visto, no nosso caso é o Brasil, o qual tem quatro lugares, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia e Recife. Se você não mora essas cidades escolha uma e terá que viajar até lá para colher as digitais, tirar a foto e fazer a entrevista. Se for a renovação do visto e este foi tirado após 2002, isto é, você já coletou todas as digitais alguma vez a etapa de coletar as digitais e tirar a foto não é necessário.

Voltando ao formulário DS-160, após a seleção do local clique em “START AN APPLICATION” , onde será solicitado a resposta para uma pergunta de segurança, a qual pode ser utilizada para recuperar suas informações,  selecione uma das perguntas e coloque a resposta, mas não esqueça dessas informações, clique me NEXT.

A partir desse ponto, no canto superior direito aparecerá um número, “Application ID”, com ele você pode gravar o formulário e voltar depois e continuar a preencher informando esse número.

DS-160 - Número do Aplicativo

DS-160 – Número do Aplicativo

Nas próximas páginas será solicitado dezenas de informações desdo básico, nome até se é terrorista, responda devagar e com cuidado. Também será solicitado quando irá para os EUA e onde vai ficar, mesmo não confirmando coloque a data e o local que pretende.

O tipo de vista para turismo é B2 e custa US$ 160 que pode ser pago com cartão de crédito quando agendar a entrevista.

No final do preenchimento do DS-160 tem o botão de enviar a solicitação e assim fazendo basta agendar a coleta das digitais/foto e a entrevista. Para isso volte à página e crie uma conta.

DS-160 - Criar Conta
DS-160 – Criar Conta

Cria a conta para um dos membros do grupo e depois adicione os outros membros, com o cadastro completo clique em: > Agendar Entrevista, Visto de Não Imigrante, Agendamento comum de visto, Visto de Visitante e finalmente Negócio e Turismo (B1/B2) e finalize em ENVIAR.

Selecione o local para entrevista e se deseja que o visto seja entregue ou se você irá retirar. A entrega no seu endereço não tem custo e é feito pela Fedex, não há erro.

O próximo passo é pagar a taxa para todos do grupo e imprima a pagina final de confirmação do pagamento. Com a taxa paga agende para coletar as digitais em um centro de atendimento ao solicitante de visto (lista de endereços CASV) e a data da entrevista. Nos CASV leve o passaporte e a folha do DS-160 igual abaixo, na porta há pessoas que NÃO pertencem ao consulado que oferecem ajuda, mas na verdade eles querem oferecer o serviço de imprimir a página abaixo, traga impresso e não precisará de nada. Não leve celular ou bolsa, normalmente eles deixam entrar com o celular desligado mas já vi não permitir a entrada.

Na entrevista, que acontece no consulado, só leve o passaporte e NÃO leve o celular, não vai entrar nem desligado, NÃO leve bolsa ou guarda-chuva só a roupa do corpo, o passaporte e a folha de confirmação do DS-160. Alias o passaporte será retido e enviado pelo correio em 10 dias uteis.

DS-160 - Confirmação

DS-160 – Confirmação

Na entrevista no consulado é grande a fila e é demorado, NÃO leve crianças menores de 12 anos, não é necessário, vão sofrer a toa. Após enfrentar uma fila para entrar irá enfrentar outra fila para ser entrevistado. Na entrevista você ficará em pé diante do entrevistador que está em uma baia atrás de um vidro. Você entrega os documentos e será feito perguntas como, onde e quando vai, se é a primeira vez, o que vai fazer e outras que o entrevistador achar necessário dependendo do que preencheu no DS-160, na mesma hora ele diz se o visto foi concedido e quando será entregue.

Lembrando que o visto NÃO garante a sua entrada nos EUA, somente na migração quando se chega nos EUA será autorizado a sua entrada, em hipótese alguma minta informações e se você não tiver residencia e renda no Brasil, há grande chances de não entrar. A formula é simples e igual em todos os países, ninguém deseja que entre pessoas com intenção de ficar ilegal, por isso tenha em mãos a sua reserva do Hotel e as passagens de volta. No geral a migração também é tranquila e há rasos casos que a entrada não é permitida.

Com o passaporte o o visto em mãos vamos reservar as passagens aéreas.

Voltar para página COMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*
*
Website